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O sector de Bolsas de Estudo tem como principal objetivo a atribuição de benefícios sociais aos alunos economicamente mais desfavorecidos, de forma a proporcionar condições que permitam a prossecução normal dos seus estudos, visando assim, promover uma efetiva igualdade de oportunidades no sucesso escolar.
A atribuição de Bolsas de Estudo implica um conjunto de ações, que vão desde o concurso (receção de boletins por via On Line), à análise dos processos de candidatura com base na situação socioeconómica do agregado familiar de cada candidato, até à atribuição do montante da bolsa de estudo.

Procedimentos para a Candidatura




Área reservada ao estudante, com credenciais de acesso, para candidatura a bolsa de estudo on-line, em plataforma informática da DGES.



1º - EMISSÃO DE CREDENCIAS DE ACESSO:
Com credenciais de acesso: deverá utilizar as credencias de anos anteriores; “criar” o processo para 2017/2018; preencher o formulário e submeter a candidatura no prazo estabelecido.

Sem credenciais de acesso: para obter as credenciais deverá dirigir-se aos SASIPB, preencher o Pré-Registo; as credenciais serão enviadas por SMS para o telemóvel pessoal do Candidato.
Se esqueceu ou perdeu o seu nome de utilizador e/ou a sua Palavra-passe poderá recuperá-la em Esqueceu a sua Palavra-passe?.
2º - PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO:

Antes de iniciar o preenchimento do formulário, deverá ler com atenção o Guia do Candidato e reunir os seguintes dados de todos os elementos do agregado familiar:
- Número do Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão;
- Número de Identificação Fiscal (NIF);
- Número de Identificação da Segurança Social (NISS);
- Número de Identificação Bancária (NIB) do Candidato;
- IRS do agregado familiar referente ao ano de 2016;
- Extratos bancários integrados a 31 de Dezembro de 2016 (património mobiliário);
- Declaração de Bens Imóveis (património imobiliário).

Aquando do preenchimento dos dados referentes ao IRS de cada elemento do agregado familiar, deverá optar por uma das seguintes tipologias:

Declaração Eletrónica: se IRS entregue pela internet no Portal da Repartição de Finanças. Exemplo de NIF da Declaração e Código de Validação;

IRS entregue em papel: se entregue em papel na Repartição de Finanças. Exemplo de NIF da Declaração Manual;

Não tem Declaração: quando não foi entregue IRS no ano civil em causa (2016). Atenção: os elementos dependentes, como o Candidato e Irmãos, quando fazem parte do IRS dos pais possuem IRS, devendo, deste modo, escolher uma das duas tipologias acima referidas.

Atenção: todos os elementos que constam do IRS, como sujeitos passivos A, B e/ou como dependentes fazem parte do IRS. Exemplo: quando o Candidato e/ou os irmãos constam como dependentes no IRS dos Pais, devem colocar que também possuem IRS (se IRS Eletrónico: colocar para todos os elementos o mesmo NIF da Declaração e Código de Validação; se IRS Entregue em Papel: o mesmo NIF da declaração).

Só deve submeter a candidatura após o preenchimento do formulário na íntegra, visto que depois de submeter a candidatura não é possível efetuar qualquer alteração adicional, com a exceção de alguns campos do separador “2. Dados Pessoais”.

No caso de pretender efetuar correções ou alterações aos dados preenchidos, após a submissão da candidatura, deverá fazê-lo por escrito (documento do word ou Requerimento Multifunções) devidamente assinado pelo candidato. Este documento deverá ser inserido no processo juntamente com os restantes documentos ou a quando da notificação para a entrega de documentos ou aquando da publicação do resultado “Audiência de Interessados” em “oposição”, pois serão os únicos momentos em que poderá anexar documentos.

Em caso de dúvidas no preenchimento do formulário deverá ler com atenção o "GUIA DO CANDIDATO" ou contactar os SASIPB.
3º - ANEXAR DOCUMENTOS:

Seguir os procedimentos indicados no "GUIA DO CANDIDATO".

Não são aceites documentos enviados por correio eletrónico (e-mail), por correio normal (CTT), nem entregues pessoalmente ao balcão de atendimento dos SASIPB.
Os documentos solicitados variam de acordo com a situação socioeconómica de cada candidato. normalmente são os que constam da Listagem de Documentos. O candidato deve guardar os originais dos documentos digitalizados, pois podem ser solicitados pelos SASIPB no âmbito de inspeções.

Processos com documentos ilegíveis são indeferidos por instrução incompleta.

Se os documentos tiverem um tamanho superior a 500 kb, e só nestes casos, poderá diminuir o seu tamanho abrindo os documentos com o programa “Microsoft Office Picture Manager”, ir a “Imagem” > “Comprimir Imagens” > escolher formato para “Documentos” > clicar em “OK” > e “Guardar”. No final verificar se os documentos estão legíveis.
4º - RESULTADOS:

PF consultar o separador "Resultado da Candidatura" no "GUIA DO CANDIDATO"
5º - PAGAMENTOS:

O pagamento da bolsa é efetuado pela DGES, mensalmente, diretamente ao estudante através de transferência bancária.

Sempre que é efetuado um pagamento, é enviada, pela DGES, uma mensagem de aviso para todos os bolseiros para o nº de telemóvel indicado pelo estudante no requerimento para atribuição de bolsa de estudo.


O horário de atendimento é:
              - segundas-feiras das 14:00H às 17:00H;

              - sextas-feiras das 09:00H às 12:00H.

Serviços de Ação Social - Instituto Politécnico de Bragança - Campus de Santa Apolónia - 5300-252 BRAGANÇA
Tel.: (+351) 273 303 361 ou (+351) 273 303 368 - Fax.: (+351) 273 331 557